Histórico
Iniciativas que já fizeram parte do NADI
Iniciativas que já fizeram parte do NADI
Panificadora criada para promover a geração de trabalho e renda no bairro Capão Redondo, na região sul de São Paulo. O projeto oferece capacitação técnica na área de produção, vendas, desenvolvimento profissional e pessoal. O CA.PÃO FAZ PÃO contribui para que mulheres exerçam uma profissão e cuidem de suas famílias. PÚBLICO: Mulheres a partir de 18 anos, interessadas em aprender uma nova profissão e ganho de renda.
São Lourenço da Serra – SP
Iniciou suas atividades em maio de 2016 e finalizou o projeto em 2019. Ofereceu acolhimento em caráter residencial, com acompanhamento individual e em grupo; ressocialização e reinserção à vida familiar, comunitária e social a homens entre 18 e 65 anos que, de forma voluntária, procuravam tratamento para transtornos causados pelo uso abusivo de substâncias psicoativas.
O CRI desenvolveu um trabalho de acolhimento por até 9 meses para adultos usuários de substâncias psicoativas, com o objetivo de trabalhar o processo de recuperação da dependência química, tendo como principal instrumento terapêutico a convivência entre os pares. O trabalho foi realizado de forma articulada com a rede de serviços de saúde mental e assistência social. O processo terapêutico de recuperação era pautado pela construção de um novo modo de vida sem o uso de drogas, passando pela reabilitação física e psicológica de cada pessoa, conscientização sobre a dependência química e desenvolvimento de estratégias para manutenção da abstinência por meio de atividades que promoviam autonomia, organização, responsabilidade e espiritualidade, auxiliando cada pessoa na busca do seu equilíbrio.
O espaço garantiu assistência psicossocial durante todo o processo de recuperação e promoveu a reinserção social do acolhido, desenvolvendo o trabalho de resgate e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a inserção em programas de qualificação profissional e o apoio na conquista de autossustento.
Este programa foi ao encontro dos serviços do Estado de São Paulo, regulados pelos dispositivos da Resolução ANVISA RDC 29 de 30/06/2011, Resolução SS 127 de 04/12/2013 e Portaria CVS 4, retificada em 27/03/2013. Esses serviços são definidos como de interesse à saúde, com caráter exclusivamente social, residencial e temporário, destinados a fornecer assistência psicossocial, alimentação, supervisão e acompanhamento a pessoas com problemas causados pelo uso de drogas.
Consiste na oferta de encontros semanais de 3h00 cada, abordando temas relevantes à situação do jovem participante do programa, como por exemplo: orientação vocacional; tecnologia da informação; educação financeira; práticas do mundo do trabalho; empreendedorismo; esg; cidadania; liderança; entre outros. Mentoria: os adolescentes serão acompanhados em grupos menores (até 5 integrantes) em encontros quinzenais de 30 minutos, com o objetivo de também elaborar o seu projeto de vida. Plataforma muda brasil: conteúdos digitais: a) curso | B) mentoria | C) vídeos muda brasil | Curadoria de cursos,materiais complementares e vagas de emprego público: adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses, prioritariamente oriundos das escolas públicas da região, membros de famílias de baixa renda, de modo que caracterize famílias referenciadas do cras – centro de referência da assistência social.